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Agência Lets - Growth Marketing

Posicionamento de Marca – Sua Marca onde ela deve estar!

Para se criar uma empresa Sustentável é necessário muito Esforço, Estudos e Ferramentas como: CANVAS da Proposta de Valor, CANVAS do Modelo de Negócio, Personas, Cultura Organizacional e Golden Circle.

Essas Ferramentas te darão um norte na hora de criar suas Estratégias. Sem elas você terá muito menos Previsibilidade no que está planejando.

O maior dos problemas é que quando iniciam uma Empresa, a maioria dos Empreendedores acabam deixando de lado a elaboração dessas Ferramentas… e mesmo quando encontramos um ou outro que tenha feito, na maioria das vezes ele esquece de uma regra primordial no mercado: o Posicionamento de Marca.

Pense comigo, você criou todas as ferramentas para ter um planejamento estratégico Matador, conseguiu contratar colaboradores que acreditam na sua Visão, Missão e tem os mesmos valores que você e sua empresa, está tudo lindo e vai abrir a empresa mês que vem.

Irá começar a campanha publicitária em várias mídias e você já pensou na Campanha ideal: Para incentivar a compra, 30% de desconto para os primeiros clientes!

Perfeito né?

Claro que não!

Claramente você não fez o exercício de Posicionamento de Marca, ou seja, você não sabe como mostrar para o Mercado toda a Proposta de Valor, Valores e Propósito da sua empresa.

É o Posicionamento de Marca que irá te guiar na hora de definir em quais Canais Publicitários a sua Empresa deverá se fazer presente, e como você deverá comunicar a sua Oferta de maneira que não precise entrar na Guerra de Preços, começando a vida empresarial dando descontos.

Mas antes de aprofundar mais no Posicionamento, vamos falar mais um pouco sobre a Marca…

Afinal, o que é uma Marca?

Marca é como o mercado te percebe, ou seja, as Experiências que o Mercado tem com seus produtos e serviços que formam a sua marca. Não é apenas um símbolo ou uma logomarca…

O valor da sua Marca é o Valor percebido pelo Mercado. Quanto mais sua Marca se torna referência, mais os consumidores vão querer usufruir dos seus produtos ou serviços.

Construir uma Marca forte pode até mesmo aumentar o ticket médio dos seus produtos ou serviços, de forma que os consumidores não se importam de pagar um pouco a mais para viver a experiência que você proporciona…

A Marca é como se fosse uma vitrine do Propósito e Valores da sua Empresa para o mercado.

Ter uma Marca é ter a Personalidade da sua Empresa bem definida.

Ou seja, a sua Marca é como se fosse uma pessoa, como eu o você, que tem seu estilo, jeito particular de agir e comunicar, além de suas crenças e essência…

Agora, sabendo tudo sobre Marca acredito que ficará bem mais fácil você compreender o assunto base desse nosso Post: Posicionamento de Marca 😉

O que é Posicionamento de Marca?

O Posicionamento de Marca nada mais é, como o próprio nome já diz, uma forma de Posicionar a sua Marca de maneira a Explicar para o Mercado tudo o que você e seus colaboradores já sabem, mas ele ainda não…

É o Posicionamento que irá direcionar a forma como a sua Empresa se comunicará com o seu Segmento de Clientes ou Nicho de Mercado.

Com essa comunicação a sua Empresa deve dizer que vende a Solução de um determinado Problema, de forma única, oferecendo vários Diferenciais Competitivos, incluindo o Propósito e os Valores da sua Empresa na mensagem.

Caso você ainda não saiba muito sobre esse Lance de Propósito de Empresas ou até mesmo dos Valores que ela tem que carregar, sugiro que você clique no link abaixo e dê uma olhadinha no Post que fizemos sobre Cultura Organizacional. Sem Dúvidas vai te ajudar muito a Compreender melhor a sua Marca antes de você adotar um Posicionamento para ela…

Cultura Organizacional

Vamos retomar aqui a linha do Posicionamento…

Existem dois Grandes Erros cometidos pela maioria das Empresas quando falamos de Posicionamento de Marca. O primeiro e mais comum:

Não saber exatamente qual o Posicionamento que a Empresa deve adotar…

Quantos Empresários você conhece?

Faça um exercício de perguntar para ele: “Ei amigo, qual o Posicionamento de Marca da sua Empresa?” e se surpreenda com o número enorme de empresas que não criaram o Posicionamento, ou pior, não tem nem ideia do que seja isso…

O segundo erro, talvez o pior, é ter um Posicionamento Definido, mesmo que não de forma muito clara, mas não conseguir transmitir isso para o Mercado.

Imagina comigo:

Você compra roupa em uma loja Super Descolada, que tem como Missão te vestir de forma Estilosa e Moderna para os momentos mais inesquecíveis da sua vida e ainda tem como valores: diversão, união e entusiasmo.

Como se não bastasse, essa empresa decide fazer uma campanha para o dia do amigo!

Até aí tudo ótimo: Amizade, curtição, momentos inesquecíveis e roupas descoladas, tudo combina…

Só que um belo dia você está passeando pelo Facebook e vê o tal anúncio daquela Empresa, apenas ofertando a seguinte promoção:

“Compre agora 2 Peças de Roupa pelo preço de uma e venha presentear o seu Amigo no dia do Amigo!”

Mesmo gerando um caixa com essa Promoção, será que a Empresa conseguiu se Posicionar com Coerência na comunicação?

Como o Mercado vai perceber essa Empresa, se Posicionando dessa forma? Como ela acredita que é, uma Empresa com Cultura Definida e uma Missão a zelar ou como mais uma Empresa de Roupas qualquer que está fazendo promoção?

Olha só como a coisa muda quando a gente foca na Cultura Organizacional para definir o nosso Posicionamento de Marca e utiliza essas Ferramentas como base para criar nossas Campanhas Publicitárias:

“Uhuuuu, hoje é o Dia do Amigo também leva!

Nós pensamos em várias formas de presentear aquele que está sempre ao seu lado, aguardando do lado de fora do Provador para dizer se a Roupa ficou boa ou não em você…

Aquele que você chama para vir na loja ‘Rapidinho’ e fica a manhã toda te vendo comprar uma peça mais bonita que a outra!

E foi aí que surgiu a seguinte ideia: e se no Dia do Amigo a gente desse para o amigo uma Peça de Roupa, para cada peça que o Cliente levar?

Foi assim que surgiu o nosso novo Dia do Amigo… o ‘Dia do Amigo também leva!’

Somente hoje, no ‘Dia do Amigo também leva!’, você pode trazer um Amigo para te acompanhar nas compras e para Cada Peça de Roupa que você comprar, nós daremos uma de Igual Valor para o seu Amigo!”

Percebe a diferença do Impacto que a Marca causa?

A Forma de comunicar demonstrando o Valor da Promoção e não apenas o Descontão sem nexo?

E o pior é que esse erro é muito mais comum do que se imagina, principalmente na Atuação da Marca dentro das Redes Sociais.

Por serem Plataformas mais Dinâmicas e com aquele tom de ‘é fácil para qualquer um fazer Publicidade aqui’, as Empresas esquecem da sua Essência na hora de Criar suas Campanhas, escrever suas Publicações, e até mesmo na hora de Conversar com seu Cliente via Chat ou nos Comentários…

Um grande Case de Sucesso de Posicionamento de Marca é a Chilli Beans.

Sério, temos que tirar o Chapéu para o Caito Maia. Ele é realmente um Empreendedor visionário, que sabe exatamente onde e como a sua Marca deve estar para continuar Marcando seu Público!

Desde o início a Chilli Beans se posicionou como uma Empresa diferenciada, para um público que queria Estilo sem ter que arcar com os Altos Custos dos Acessórios de Grandes Grifes.

Ela criou uma Personalidade tão bem estruturada que eu te desafio a entrar em qualquer Loja da Chilli Beans e conversar com seus Colaboradores para ver se não se comportam de maneira semelhante…

Todas as Lojas se comunicam da mesma forma. Toda a Comunicação é Completamente Coerente com o que você encontra dentro de cada uma das Franquias e até mesmo o Estilo dos Colaboradores já te faz Imergir na Cultura e Personalidade da Marca.

Esse é um Detalhe que faz toda a Diferença, mas muitas, muuuuitas vezes, passa despercebido pelos olhos dos Empresários.

É algo tão Simples e quando a gente diz isso a maioria dos Clientes acha, até mesmo, meio Bobo, nos deixando, então,  pasmos… sabe o que é?

Coerência. Simples assim.

Se a sua Empresa não escolhe exatamente como se Posiciona no Mercado, sabe o que acontece?

O Mercado vai Posicionar a sua Empresa por você…

Pensa comigo: se você vai em uma Reunião de Negócios e nem se quer diz quem você é, porque foi nessa Reunião e qual o seu Objetivo, o que as demais pessoas da Reunião tendem a pensar sobre você?

As pessoas podem pensar o que quiserem de você…

Umas podem pensar que você foi pelo Coffee Break, outras que você nem mesmo deveria estar ali e quem sabe até vão pensar que você, na verdade, não tem é mais nada para fazer.

Com a sua Empresa acontece a mesma coisa…

Se ela não diz para o Mercado tudo o que deve ser dito – sempre! -, o Mercado vai entender o que quiser, quando quiser e como quiser. Isso pode ser muito ruim para o seu negócio!

Além de disso tudo, o fato de não Entender seu Posicionamento faz com que você perca muitas Oportunidades de Negócio.

Quando você entende qual o Seu Lugar no Mercado, você ganha a Habilidade de Visualizar novos Parceiros que podem ser a Chave para alcançar mais rapidamente os seus Objetivos!

E, inclusive, vai te possibilitar a começar a traçar melhor sua Estratégia, vez que você saberá em quais Canais de Comunicação sua Empresa tem que estar para atingir o Público Alvo…

Se sua Empresa não se Comunica de maneira semelhante no Ambiente Online e Offline, não é Coerente na Comunicação ou até mesmo não sabe qual a Posição dela no Mercado, pare agora toda sua comunicação e dê um passo para trás!

Está na hora de Reunir o Time, fazer vários Brainstorms, desenvolver todas as Ferramentas Necessárias para auxiliar o seu Negócio, para daí então Definir o seu Posicionamento e começar uma vez por todas a fazer o seu Branding, ou seja, a Gestão da sua Marca.

“Se você está com dúvidas na criação dessas Ferramentas eu acredito fortemente que esses outros links que fizemos podem te ajudar:

Avatar e WordMap, CANVAS, Cultura Organizacional

O Posicionamento de Marca é imprescindível para uma Comunicação eficaz e um Crescimento saudável no Mercado Atual…

Uma empresa bem posicionada, além de garantir a Satisfação do Cliente, Filtra o Mercado fazendo com que as pessoas certas se identifiquem com a sua Marca e se Interessem em conhecer e comprar os seus Produtos e Serviços.

Mas afinal, como é que eu faço isso? Como eu defino exatamente o Posicionamento da Minha Marca?

Para te ajudar nesse Dilema aqui vão algumas dicas o/

Dica: Como criar seu Posicionamento de Marca!

Imagine como será a Rotina dos seus Colaboradores dentro da sua Empresa, só que daqui a dois anos…

Essa Visão mostra o Estilo que a Empresa terá e o Posicionamento que ela tem que começar a Desenvolver a partir de hoje.

Comece refletindo sobre a Essência da sua Marca e listando seus principais atributos.

Agora continue o processo com a criação da Proposta de Valor e teste-a com seu público interno…

Se seus Colaboradores não entenderem o Diferencial Competitivo, volte para a prancheta e pense de novo.

Depois, tendo construído uma Proposta de Valor realmente competitiva, refine-a, traduzindo em um texto de Posicionamento que explicite claramente os Valores da sua Marca para o Consumidor. Daí para frente esse Posicionamento deve se tornar uma Referência para todo e qualquer tipo de comunicação que a sua Empresa faça com o público.

Você pode usar essa Atividade aqui como ponto de partida:

“Para aqueles que ……… (clientes alvo) necessitam de…. (alternativas correntes), nós oferecemos…… (objeto da inovação) que provê….. (capacidade de resolver problemas e necessidades detectados) e de forma única….. (diferenciais da inovação proposta)”.

“Para aqueles que Empreendem e necessitam de mais Organização, nós oferecemos um Treinamento em Gestão do Tempo que provê Organização e Produtividade de forma única, te Imergindo em um Ambiente que proporciona Foco e Experiências que irão fomentar o seu Aprendizado.”

Se você quiser saber mais ainda sobre este assunto, sugiro que dê uma lidinha no conteúdo desse link aqui, Publicado pela Endeavor:

Posicionamento de Marca, by Endeavor

 

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