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Agência Lets - Growth Marketing

Objetivos, Metas e Porquê – Motivação, Foco e Resiliência!

 

Sabe aquela publicidade que parece estar falando com você?
Que faz você mostrar para um amigo e até decorar a canção de fundo?

Ela não foi feita do nada em um dia ensolarado ou em um momento “Eureca”…

A grande maioria das mensagens que tocam os seres humanos tem um ingrediente essencial, a dose certa de emoção e razão para você se sentir confiante e aceitar o que a empresa tem para te falar.

Você sabe por que a Apple revolucionou o mercado com o iPod e iPhone, sendo que haviam outros Gigantes do Mercado com muito mais recursos e especialistas naquela época?
Por que um produto conseguiu fazer uma disrupção no mercado e alcançar todos os 04 cantos do mundo?
Como uma comunicação eficaz e um produto inovador quebram barreiras?

A resposta é bem simples: Steve Jobs criou uma comunicação diferente, ao contrário do modo que todos os outros fazem!

Um Grande especialista, o Simon Sinek, sintetizou e organizou essas diferenças no que ele chama de Círculo Dourado (Golden Circle).

Segundo a teoria, todas as pessoas sabem bem o quê elas fazem – Você sabe o que faz todo dia né? -, algumas pessoas e empresas sabem como fazem – Você sabe como você faz as funções do seu negócio, correto? -, mas apenas uma pequena quantidade sabe bem o porquê – mas por que você faz o que faz? – (Estamos levando em consideração aqui o saber de verdade, ok? Falaremos mais sobre isso em breve.).

Os que realmente alcançam o sucesso, segundo um amplo estudo de Simon, são aqueles que conhecem bem esse por que e utilizam isso na construção da sua comunicação e de seus produtos.

Os grandes líderes, vendedores de alta performance e empresas inovadoras se comunicam “de dentro para fora” do Círculo Dourado: Mostram primeiramente as razões e a essência, para depois dizerem como e o que fazem. Em outras palavras, o foco da comunicação e ações está no “Por que”.

Vamos usar o Exemplo que Simon utiliza no seu TED Talk ‘Start with Why’:

Imagine uma empresa que quer anunciar um produto novo, um DVR (uma espécie de gravador digital), por exemplo. A maioria anunciaria algo como: “Esse é o mais novo Master Plus Optimizator TV, ele pausa a TV ao vivo, pula comerciais, grava os seus programas favoritos e mais! Ele consegue aprender sobre o que você gosta e gravar programas similares sem que você tenha que pedir!”, Então, interessados?

Realmente, o produto até parece bom, mas muitos consumidores poderiam apenas olhar e falar “hum, legal, mas tô de boa!”.

Agora veja essa nova possibilidade de comunicação: “Você gosta de ter controle de tudo o que faz? Quer ter a liberdade de assistir aos seus programas de TV favoritos a qualquer momento? Quer pular comerciais chatos? E tudo isso de uma maneira simples e intuitiva? Nós temos a resposta! Esse é o Master Plus Optimizator TV! Ele pausa TV ao vivo, grava todos os seus shows favoritos sem você ter que pedir e até pula os intervalos comerciais!”.

Ficou mais atrativo, né?

A diferença entre os dois exemplo é simplesmente o modo de produção…
O primeiro Texto é Feito de Fora para Dentro. Primeiro falando O que é o produto e depois falando das funções (Como). Repare então que no segundo exemplo, o texto percorre o círculo de dentro para fora, explicando primeiro a razão do aparelho existir, passando pelo como e, apenas no fim pelos recursos, o quê ele faz. É justamente essa diferença que, segundo o autor, inspira as pessoas e as ajuda a tomarem uma atitude, a agir.

Quer ver outro exemplo bem prático, e “Ao vivo”? Entre aqui: http://www.dell.com/pt-br/shop/scc/sc/laptops?~ck=mn E depois, aqui: https://www.apple.com/br/macbook/

Sabe o que é melhor dessa metodologia?
Ela não serve só para se comunicar com o seu cliente, é uma metodologia que ajuda a deixar as pessoas incentivadas e motivadas. Colaboradores, Família, Amigos, uma comunidade inteira (O autor cita o exemplo de Lutter King que inspirou multidões somente dizendo no que ele acreditava), mas é importante deixar algo muito claro: o seu por que não pode ser um: “eu trabalho para ficar rico!”, O seu Por que tem que ser uma crença profunda: Qual a sua causa, no que você acredita, por que a sua empresa existe, por que você levanta todo dia de manhã?

Para o autor: “As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz” – Simon Sinek pode até parecer estranho, mas seguindo essa lógica, explicar por que você levanta da cama todos os dias de manhã para fazer o que faz é algo muito mais motivador do que uma comunicação explicando os recursos do seu produto.

Agora que você sabe a importância de mostrar a essência do seu negócio para o seu cliente, vamos para mais duas dicas de como montar uma comunicação eficaz: Metas e Objetivos.

Você já fez tudo: Já está criando e otimizando a sua Branding e o Posicionamento da sua Marca no Mercado, você já sabe os Objetivos da sua empresa para esse ano e agora acabou de entender a importância de se comunicar de Dentro Para Fora do Círculo Dourado.
Chegou a hora de traçar os objetivos da sua comunicação e quais metas você precisa alcançar para batê-la. Mas primeiro vamos dar uma definição de Objetivo:

Os objetivos são descrições concretas de onde está querendo chegar ou o que está tentando alcançar, ou seja, o propósito.

O objetivo é estratégico e abrangente. Aponta um destino. Dentro da nossa vida pessoal pode significar cursar uma nova faculdade, emagrecer, ganhar muito dinheiro, casar, ter 02 filhos e um Bulldog, começar a tocar cavaquinho, etc. O objetivo são os sonhos, o que nos move e o que nos motiva.

Na comunicação empresarial “setar” Objetivos é muito importante para dar clareza, não só para toda a equipe de comunicação, mas também para todos os seus colaboradores, e para maximizar os resultados. Por que, acredite, quanto mais objetivos você alcance, melhor você fica nisso e mais a sua empresa cresce, acelerando o alcance da sua Visão Empresarial.

Aqui vão 3 dicas para criar os Seus Objetivos de Comunicação de forma eficiente.

1 – O objetivo da sua comunicação NÃO pode ser “Vender Mais!”. A venda é consequência de vários fatores e começa com uma boa comunicação.

2 – Seja ousado, crie objetivos desafiadores para sua equipe. Grandes objetivos são uma motivação a mais para os seus colaboradores, ninguém quer estar em uma empresa que não vai para lugar algum.

3 – O objetivo tem que ser algo mensurável e real, por exemplo. Se a sua empresa vai entrar no Marketing Digital e começar a capturar Leads, o seus Objetivo pode ser: Objetivo Anual – Ter Capturado 5.000 Leads Qualificados até o final de 2018.

Você pode Criar mais de um objetivo, sendo que o importante é ter um Objetivo Principal para sempre ter foco e dar clareza para a suas ações.

Outra dica para ter um objetivo mais fácil de ser alcançado é sempre ter ele alinhado com todas as outras áreas da comunicação que citamos no início: Branding, Posicionamento de Marca, Objetivos da Empresa e Golden Circle.

Ter todas essas “ferramentas” em mãos te fará ter vários insights de como alcançar o objetivo de forma eficaz e até mesmo mais rápida…

O Objetivo ainda deve estar alinhado com os canais de comunicação que você usará. Vai fazer TV ou Facebook?
No nosso exemplo fica fácil saber quais as plataformas que serão utilizadas, mas para um exemplo como: “Tornar minha marca referência na região”, é importante pensar estrategicamente onde e como sua marca deve aparecer.

 

Metas

Andando junto com os objetivos, as metas são tarefas específicas para alcançá-los, sendo que precisam ter um prazo ou, como gostamos de chamar por aqui: Dead Line (Fim da linha).

Vamos utilizar do nosso exemplo da Captura de Leads…
Se até o final do ano eu preciso ter 5.000 leads, eu devo criar uma série de metas para que esse objetivo se concretize. Por Exemplo:

Semana 01 – Criar Landing page; Semana 02 – Criar Fremium para a 1ª Captura de Leads;
Semana 03 – Subir Campanha no Facebook; Semana 04 – Criar Teste AB.

E assim sucessivamente, até você alcançar seus primeiros Objetivos e até o Objetivo Principal.

A grande sacada das metas é nunca colocar metas baixas, sempre tentar criar metas altas mais reais para fazer a sua equipe trabalhar em alta performance mas sem se desmotivar por não acreditar no alcance da meta.

Ao atingir uma meta, faça uma análise para verificar os pontos fortes e fracos e receba o feedback da sua equipe para otimizar as próximas metas.

As métricas são muuuito importantes, tanto para otimização, quanto para histórico.
Por exemplo, quantos Leads entraram na Campanha do Mês das Mães do ano passado?
Isso vai te ajudar a traçar um objetivo e metas mais ousadas e incentivar o seu time.

Uma dica valiosa aqui é festejar cada meta alcançada, faça um ritual de comemoração para as metas mensais, por exemplo, isso ajuda a incentivar você e a sua equipe. Inclusive vale muito a pena criar um quadro de premiações para os colaboradores que alcançaram a meta.

Agora que você sabe a importância e como utilizar os Objetivos e Metas na comunicação, está na hora de criar o seu Cronograma Anual de Comunicação. Estude a Essência e o Porquê da sua empresa (Golden Circle), estude quais os Canais de Comunicação a sua empresa pode investir, “Sete” o Objetivo e quais as metas a sua empresa precisa bater para chegar lá.

Uma comunicação eficaz causa disrupções no mercado e cria grandes marcas. Quando você iniciará a sua?

 

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