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Modernizando o Job – 4 Apps Essenciais

Modernizando o Job com 4 Apps

A busca incessante por Produtividade é típica do século 21… mas se tem uma coisa que pode ser uma benção, são os Aplicativos certos!

Nesse mundo de Freelas a Organização e Alinhamento constante com o Cliente facilita muito a satisfação do desenvolvimento dos Jobs. Mas quais os melhores Aplicativos para manter uma boa comunicação, focando no que realmente é necessário e útil?

Bom, hoje em dia o Trello é um App essencial para Gestão de Projetos Online. E existem várias, mas várias mesmo, formas de organizá-lo…

Uma muito conhecida é o KANBAN, que te ajuda a dividir os seus Trabalhos de acordo com a etapa em que se encontra. Dessa forma você cria novos Quadros com cada Cliente e utiliza as Listas de Organização padrões, apenas levando o Card que você está trabalhando para a Lista que o representa no momento.

A Vantagem de usar o Trello junto do KANBAN é que diminui muito a necessidade de Reuniões e Contatos entre o Cliente/Freela, deste modo fica fácil de encontrar respostas do andamento do Job.

Outro modelo de Gestão de Projetos que está muito em Alta é o SCRUM, um método de Gestão Ágil extremamente conhecido no Vale do Silício. Na verdade mesmo hoje em dia esse é o Básico por lá… se você não usa o SCRUM, pode estar perdendo tempo. Literalmente…

A divisão simplificada que o SCRUM trás, dividindo a Equipe sempre em 4: Product Owners, Scrum Masters, Scrum Teams e Steakholders, facilita muito o desenvolvimento de projetos. A grande vantagem deles para o Freela é que fica fácil entrar em novos projetos, pois o método de organização é o mesmo. O que muda são os tempos de execução, os horários de reuniões e a quantidade de Jobs, mas não há ‘perda de tempo’ aprendendo sempre uma nova forma de organizar cada Projeto, como acontecia – e ainda acontece em alguns casos hoje em dia-, pois cada dono de projeto tende a ‘desenvolver’ seu método de organização.

Outro Aplicativo que é o queridinho dessa área é o Slack, que nada mais é que um Aplicativo de ‘Instant Message’, só que com particularidades que auxiliam muito na comunicação de vários projetos simultâneos.

Nos EUA hoje em dia já é comum nem se quer ler uma proposta de Job Freela se o contratante não usar o Slack e o Trello ou algum programa similar.

O grande problema que vejo hoje no Slack é a falta de possibilidade de comunicação por áudio. Quem tem essa vontade terá de incluir outro ‘IM’ nessa listinha de Apps, pois todas as soluções de extensões disponíveis são beeeem inferiores aos Gigantes do Mercado, como o famoso WhatsApp, Telegram e Messenger.

Houve uma época em que o Skype era realmente inovador. Era fantástico ter a possibilidade de fazer reuniões de forma bem Fluida, com várias pessoas em videoconferência… mas nós já chegamos no século 21, meu povo, e o Zoom.us está dominando essa área!

O Zoom é um Aplicativo que te permite reunir com até 100 pessoas simultaneamente. Ele funciona muito bem no MAC, Windows, iOS ou Android, podendo compartilhar a Tela até mesmo de Smartphones e Tablets – o que ajuda muuuuuito na hora de apresentar resultados ou alinhar o andamento com o time.

Existem várias funções mais avançadas no Zoom, como a criação de Salas com links Fixos, Webnários, Gravação da Reunião na Nuvem, aumento da Capacidade para até 2 mil usuários simultâneos…. enfim, é uma ferramenta bem completa e atende muito bem as necessidades de Reuniões.

Falando de nuvem… não podemos deixar de incluir nessa nossa Lista o Google Drive.

A Vantagem do Drive da Google, frente aos concorrentes de Peso como iCloud Drive, Dropbox e WeTransfer, é a compatibilidade com Multi Plataformas, abertura de API’s e Estabilidade da Conexão.

Com o Google Drive fica fácil você Organizar seus Arquivos, compartilhar com os Clientes o Produto final e até mesmo deixar disponível por muito tempo, devido ao preço acessível da contratação do Espaço. Fora que funciona muito bem em qualquer dispositivo, sejam Tablets, Smartphones, Notebooks ou PC’s com Windows ou iOS.

Junto do Google Drive também se abre um mundo de Oportunidades com os demais Aplicativos do próprio Google, que – obviamente – todos são compatíveis, podendo criar e guardar Formulários, documentos, imagens e etc…

Agora, se você se interessa por Produtividade, vou te passar aqui um App Bônus!

Na hora de desenvolver o Artigo eu nem havia pensado nele, mas na minha visão é o que mais me ajuda a ser produtivo…

Você já ouviu falar de Pomodoro Time? Se não, vou explicar rapidamente: é um método de divisão de trabalho com o objetivo do aumento de foco, criando intervalos curtos para execução, seguidos de micro intervalos de descanso.

Baseado no Pomodoro o Aplicativo que eu mais me identifico é o Vitamin-R. Um excelente aplicativo para te auxiliar nas tarefas e medir o seu foco, te dando clareza e possibilitando analisar e otimizar o desenvolvimento do seu trabalho, entendendo qual o Seu Próprio tempo de Flow – concentração máxima – e qual o tempo que você realmente leva para executar determinadas tarefas.

Bom, com esse Arsenal em mãos eu não tenho dúvidas que você vai dar um baita Upgrade no seu Job, produzindo mais em menos tempo o/

 

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