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Agência Lets - Growth Marketing

Marketing e Integração – Unindo as Estratégias Campeãs

O que é Marketing

Nós somos uma Agência de Marketing e Business, o que não é muito comum por aí…
Normalmente as pessoas entram em contato conosco querendo fazer “uma Propaganda”, e isso nos faz entender o quanto o Marketing é erroneamente conhecido.

Nós acreditamos que o Marketing pode salvar não apenas o seu negócio, mas ser um alicerce para qualquer pessoa crescer e conquistar os seus sonhos.
Marketing é Estratégia. Com muito Estudo, Planejamento, Estratégia e Ação, você consegue qualquer coisa.

Pense na ultima vez que você uniu esses elementos, qual foi o Resultado?

Então, hoje iremos explicar de uma forma direta e simples, o que é o Marketing e suas Integrações.
Se você for traduzir, “Market” significa Mercado e “Ing” é usado apenas ao gerúndio, ou seja, seria um ‘Mercadando’ e ‘Mercadologia’ ou Exercendo Funções no Mercado e Estudo do Mercado.

O Mercado, como sabemos, é muito complexo e engloba pessoas e comunidades, os negócios, o governo, etc.
O Marketing é o que estuda todos esses elementos para gerar o máximo de valor possível a todos os envolvidos, desde Clientes e Usuários, até os Prospectos.

A American Marketing Association, define o seguinte:

“O Marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”

Então o Marketing é de Todos e para todos.
Mas, como estamos falando de Negócios, podemos ficar com essa definição aqui:

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.
Philip Kotler – Marketing Management

O Marketing não tem só o Objetivo de Vender e Vender constantemente… a Venda é uma das consequências de um bom Marketing.

O Marketing começa antes mesmo do Desenvolvimento de um Produto ou Serviço.
Desde a escolha do Preço, do Ponto de Venda, a escolha do Design do Produto e toda a Promoção que será feita. E só agora que entra a Publicidade.

(A diferença do Marketing para a Publicidade e Propaganda é que o Marketing é a Estratégia, ele vai estudar onde estamos, para onde queremos ir e como vamos chegar lá. Já a Publicidade vai preparar o material que melhor vai comunicar com o público já selecionado pela Empresa. Eles serão os responsáveis por criar o projeto, o conceito e a peça publicitária para ser veiculada e assimilada da melhor forma possível pelo mercado e principalmente pelo público alvo).

O Marketing Mix ou Composto de Marketing, são as informações que influenciarão nas decisões que sua Empresa montará para criar as estratégias e como você vai atuar no mercado. Esses são os quatro P’s: Preço, Praça, Produto e Promoção.

* Preço:
É o valor e como será cobrado do cliente o seu produto.

* Praça:
É o local que seu produto será comercializado.

* Produto:
São as características do produto ou serviço do seu negócio.

* Promoção:
São as estratégias que serão utilizadas para a divulgação.

Essa Ferramenta é beeeeem antiga, então hoje precisamos que mais informações sejam coletadas quando for desenvolver o Marketing.

Indicamos sempre ter em mãos as ferramentas de Cultura Organizacional, Golden Circle, Posicionamento de Marca/Branding Voice, CANVAS Proposta de Valor e Modelo de Negócio, Persona e Word Map, além de um Cronograma.

Com todas as Informações que essas Ferramentas Possuem você pode alcançar um ou todos os Objetivos do Marketing e aí vão alguns deles…
Esse aqui é o Nosso Top 10:

  1. Desenvolver um Planejamento Estratégico de Marketing Foda;
  2. Desenvolver uma Comunicação Foda;
  3. Fortalecer a sua marca e Deixar ela Foda;
  4. Fidelizar os Clientes Mais Fodas;
  5. Construir uma relação Foda com seus Parceiros Comerciais;
  6. Educar o Mercado e deixar ele Foda;
  7. Identificar oportunidades Fodas no Mercado;
  8. Desenvolver e Comunicar os Valores Fodas que sua Empresa Cria;
  9. Estudar tudo o que foi feito e Otimizar de um jeito Foda;
  10. Vender Mais.

Viu como o Marketing pode ser Foda e te ajudar em seus negócios?

Pense no Marketing todos os dias e não corte a Verba dele quando o seu orçamento apertar, pois é justamente ele que pode te salvar.

 

História do Marketing – Do 1 até o 4.0

Agora que você já sabe o que é o Marketing, vamos te ajudar a entender como o Marketing chegou à forma como o vemos nos dias de hoje.

Isso é importantíssimo para você compreender as diferenças entre o que era feito Antigamente e o que deve ser feito Hoje!
O comportamento do consumidor vem mudando desde a era industrial e o marketing vem sendo modificado em conjunto.

 

Marketing 1.0 – Marketing Centrado no Produto

“Tem isso aqui e pronto!”
O objetivo do Marketing era vender os Produtos das fábricas para quem quisesse comprar.

A Comunicação era totalmente vertical e o Objetivo era ganhar em escala, reduzindo o custo.
As Compras da População em Geral eram basicamente por necessidade e as Empresas só se preocupavam de fato em melhorar seus processos de Produção e Entrega…

 

Marketing 2.0 – Marketing Centrado no Cliente (Muitas Empresas ainda estão aqui!)

“O cliente tem sempre razão”.
Surgiu com o crescimento da desigualdade social.
Os mais Pobres compravam o que era mais Barato e os mais Ricos passaram a comprar grandes quantidades e, consequentemente, exigir mais das Empresas que forneciam os Produtos.

Com o tempo as Empresas começaram a perceber que existem outros fatores que influenciam na decisão de compra do cliente e isto fez com que a comunicação se invertesse: o consumidor começou a ditar as regras do jogo.

A interação entre Empresa e Cliente fica cada vez maior. Sendo assim, o profissional de marketing precisa segmentar o mercado e criar Produtos e Campanhas cada vez mais Especializadas.

As campanhas de marketing Começam a tomar um bom rumo e deixar as marcas mais Pessoais e Próximas.

 

Marketing 3.0 – Marketing Centrado nos Valores

“Vamos tornar o mundo melhor!”
Aqui não basta apenas a empresa ouvir as demandas dos clientes, ela tem como dever, também, gerar valor para a sociedade. As estratégias de Marketing começam a focar na “Visão, na Missão e nos Valores” das empresas, na essência. O motivo disso é que os clientes estão mais bem informados e têm acesso às ações das empresas diariamente e a empresa que comete deslizes sociais acaba tendo a sua imagem denegrida em extensão global. Cada vez mais as empresas precisam criar relacionamentos fortes e duradouros com a comunidade que ela está inserida, não só com os consumidores, mas com todos os stakeholders da empresa. A criação de comunidades de seguidores online cresce e unem-se em torno de valores comuns.

Marketing 4.0 – Marketing centrado no Digital

“Estamos conectados, vamos cocriar a mudança.”
A cocriação é necessária, o cliente quer cada vez mais estar presente e se sentir presente. É fundamental para empresas que querem se manter no mercado. O Marketing 4.0 é um desdobramento do Marketing 3.0. A Empresa precisa entender as mudanças do consumidor digital. É necessário entender qual estágio o usuário está, se ele já conhece a sua marca, se ele já está em estado de compra, se ele precisa de conteúdo e relacionamento. É necessário estar inserido nas comunidades e estar sempre presente ao mínimo contato. As pessoas querem pertencer a algo, querem ser incluídas. Sua empresa precisa ser a mais horizontal possível para conectar pessoas dentro e fora da organização. Para isso o mercado está cada vez mais nichado e as pessoas acreditam cada vez mais em desconhecidos na internet do que na sua marca. Ter empatia e entender o usuário é o princípio número 1 para desenvolver o Marketing 4.0. Como fazer? Chegamos à parte boa do nosso artigo, você já sabe o que é o Marketing e como nós chegamos até os dias de hoje.

“Quanto mais social somos, mais queremos coisas feitas sobre medida para nós.” – Kloter

Agora vamos dar algumas dicas de como você pode desenvolver o seu Marketing 4.0.

Seja Verdadeiro
Calma, eu sei que isso pode parecer clichê, mas vamos explicar.

Ser verdadeiro aqui é você entender a sua Essência tão Verdadeiramente que seja Claro para todos os Envolvidos com a sua Empresa qual é o Propósito dela.

Seus Colaboradores, Clientes, Fornecedores, Vizinhos de Loja… enfim, todos que tem contato com a sua Marca!

Se você já fez o Golden Circle será mais fácil ter essa Clareza, se não fez, temos um Post falando sobre ele aqui.

O Marketing centrado na Sociedade é um Marketing Humanizado, isso quer dizer que a sua marca tem que ser a mais humana possível.
Stephen Sampson, no Livro Leaders Without Titles, diz que os grandes Líderes têm 06 atributos em comum e a sua marca também deve ter:

Fisicalidade
Você precisa ter uma Marca bem definida e que expresse a sua essência;

Intelectualidade
Sua Empresa precisa Inovar sempre, parecer sempre à frente no mercado;

Sociabilidade
Sua Empresa escuta e engaja com o seu cliente de forma regular e em várias plataformas.

Emocionalidade
Sua Marca tem que inspirar, fazer rir, emocionar o seu cliente.

Personalidade
Sua Marca tem que ter uma razão de ser bem definida, todos sabem por que ela existe.

Moralidade
Sua Empresa é movida a valores e nunca as quebra.

E para facilitar ainda mais para você criar uma Marca mais Humanizada, vamos te dar uma dica Simples e Divertida.
Crie uma Persona Empresarial. Se você não sabe o que é uma Persona, temos um artigo massa falando sobre ele e o Word Map.

Facilitando para você vou dar um exemplo, você conhece a Lu, do Magazine Luiza?
É exatamente isso que você fará com a sua marca, vai pensar nela como uma “pessoa” com a essência, valores e o jeito que a sua empresa vê o mundo. Essa Persona vai ter sua Personalidade muito bem definida, Emoções e Crenças.

Você pode utilizar a sua Persona como Garoto Propaganda ou somente utilizá-lo para ter mais clareza de como se comunicar com seus Stakeholders. Aqui na Let’s temos o Grow, esse Robôzinho aqui que dá as Boas Vindas para todos que entram em contato conosco e em breve promete desbravar a internet (Segundo ele…).

Crie Fãs

Quem não quer tê-los?
Pessoas que defendem a sua marca, que compram a briga por você e a cada produto que você lança (Vide Iphone da Apple), eles estão lá para adquirir o seu produto e te dar o feedback mais sincero. Eles são difíceis de conquistar, mas você sabia que custa 7x mais adquirir um cliente do que reter um?

Ou seja, torná-lo fiel e Advogado da marca é mais Barato do que conseguir mais ‘Novos Clientes’ por aí.

E como fazer isso?
Conseguimos resumir em uma palavra: EXPERIÊNCIA.

Uma Boa Experiência é união da lembrança do consumidor com as sensações da combinação de todos os elementos da sua solução. Ou seja, um bom Bar não é aquele que oferece apenas um a Bebida Gelada, mas é a combinação do atendimento, ambiente, opções de drinks, qualidade dos petiscos, eficiência da cozinha, entre outros fatores , mas a soma da lembrança dos bons momentos que se teve lá com pessoas queridas.
Para oferecer uma boa experiência, você precisa estruturar todos os pontos de contato que sua empresa tem com o seu cliente…

Seja na Divulgação, Relacionamento, Venda, Pós Venda, Reputação, Etc. Você pode desenhar a Jornada do seu Cliente e se Perguntar: Como posso oferecer uma experiência única em cada fase?
Crie Experiências Reais, com muita criatividade e pesquisa, você vai conseguir encontrar varias soluções.

Uma dica valiosa é usar do Design Thinking, que é a Inovação centrada no usuário (humano). Percebeu a coincidência? Bem, basicamente o Design Thinker usa do conceito de que a Empatia, Pensamento Integrador (que integra inúmeras soluções e não somente uma), muita pesquisa, Protótipos e Testes, você consegue encontrar as melhores experiências.

Isso é uma síntese bem pequena do conceito, vale a pena você pesquisar sobre…

Agora você já sabe o caminho para oferecer as melhores experiências, só colocar em prática. Integração de Marketing No Marketing 4.0, com uma empresa mais Humana, temos que nos comunicar de forma diferente com o consumidor.

Precisamos entender em qual estágio ele está e oferecer o que ele precisa.
Na maioria das vezes ele ainda não sabe que precisa do seu produto/serviço. Ele não confia em você, às vezes nem lhe conhece.

Como você chegaria para conversar com uma pessoa assim?
Entenda a Jornada do seu Cliente.

Você precisa entender primeiramente em que estágio o cliente está.
Normalmente a jornada do cliente tem 05 etapas:

Etapa 01 – O cliente não conhece a sua empresa, está sendo bombardeado por várias informações diariamente. Você precisa se destacar nessa etapa, atraia pela sua essência.

Etapa 02 – O cliente se atrai pelos seus valores, percebeu o valor da sua empresa e pesquisa a sua marca pela internet. Tenha uma presença digital consistente.

Etapa 03 – O cliente deseja conhecer mais a sua empresa e o que você oferece para a sociedade. Ofereça conteúdo de alto valor.

Etapa 04 – O cliente agora já confia em você, chegou a hora da venda. Atraia o cliente diminuindo todas as objeções e venda!

Etapa 05 – O cliente utilizou o seu produto e vai indicá-lo para outras pessoas. Aplique o Customer Success, ou seja, faça de tudo para que o cliente saia satisfeito e feliz com uma experiência completa.

Sabendo em qual estágio o seu cliente está, você consegue saber como atingi-lo da melhor forma e gerar valor.
Para isso, você pode usar algumas estratégias de Marketing:

Marketing de Conteúdo – é “…uma abordagem estratégica de marketing com a intenção de criar e distribuir conteúdo valioso e atrativo que capture e retenha um público-alvo bem definido e, em última instância, dirija as ações desse público para um retorno lucrativo.”

Content Marketing – É a arte de criar histórias encantadoras, de fazer o seu usuário ficar dezenas de minutos lendo/vendo o que você produziu. Essa estratégia é muito relevante em todas as etapas, principalmente na Etapa 02 e Etapa 03.

Marketing de Relacionamento – Já sabemos que sua marca tem que ser mais humana e para isso precisa ser Sociável. E é exatamente aí que atua o Relacionamento. Aqui as estratégias são para interagir, engajar e ter o máximo de contato possível com o seu cliente, passando autoridade, confiança e seriedade. A principal intenção do Relacionamento é Reter o cliente, ou seja, fidelizá-lo à Marca e que posteriormente se tornem defensores e divulgadores.

Outro objetivo é tornar-se uma referência no mercado, principalmente pelas boas experiências oferecidas ao usuário. Essa estratégia é muito relevante nas Etapas 03, Etapa 04 e principalmente na Etapa 05.

Marketing de Vendas Diretas – Como o nome já diz, é oferecer o que você tem diretamente para o usuário que demonstrou interesse na sua Solução. Mas, de forma estratégica, quebrando todas as objeções e fortalecendo todo o trabalho já feito anteriormente.

Essa Estratégia só pode ser utilizada na Etapa 04, e Etapa 05.

Search Marketing – Temos um artigo sobre ele aqui, mas basicamente é você utilizar de estratégias voltadas para as páginas de busca, como o Google. Aqui você pode fazer estratégias de SEO com o seu Blog e muito conteúdo de qualidade (Olha o Marketing de Conteúdo aqui) ou você pode pagar para aparecer na 1ª página com o link patrocinado.

Social Media Marketing – Temos um artigo sobre ele também o/ e aqui as estratégias são voltadas para as Redes Sociais. Você também pode fazer um trabalho de Conteúdo (Olha ele de novo), de Relacionamento e de venda direta nas redes sociais. Tudo depende do estágio do seu cliente.

Inbound Marketing (Integração de Marketing) – Essa estratégia engloba todas as estratégias que falamos anteriormente. É a mais complexa, porém é a que, hoje, está dando mais resultado a médio e longo prazo. Consiste basicamente em você gerar um conteúdo de grande valor, atrair uma audiência, oferecer um conteúdo Freemium (Conteúdo Premium de graça!), capturar o contato do seu usuário (normalmente e-mail e dados básicos), se relacionar com esse cliente através de email marketing ou Chatbot (Chat do Messenger) e depois de gerar confiança fazer uma oferta para esse cliente.

Mais uma vez, cada ação depende do estágio do cliente.

O Marketing pode ser integrado de várias formas, não existe certo ou errado, existe o que dá resultado.
No Marketing, costumamos testar e otimizar sempre, então, o trabalho exige muita pesquisa e análise de KPIs (indicadores que você estuda para ver se está indo bem ou não na sua estratégia).

 

Integração de Canais

A integração dos Canais de Comunicação (Se quiser saber mais sobre os Canais, temos um artigo AQUI!) é a cereja do bolo para a comunicação da sua empresa e, se você não a utiliza, fique tranquilo que vamos te ajudar com isso, agora. A diferença da sua comunicação real acontece quando você Integra as Estratégias de Marketing com os Canais de Comunicação, Publicidade, Vendas e Experiência.

A era da informação está deixando cada dia mais difícil chamar a atenção do consumidor. A dificuldade acontece pelo fato de que quanto mais o consumidor se fecha para novas informações,  mais você precisa entender esse consumidor para não desperdiçar as poucas chances que tem em atingi-lo. A integração dos canais possibilita que por onde o seu cliente passar, a sua marca também estará.

A grande questão aqui não é o fato de publicar em todas as Redes Sociais, Patrocinar links no Google e Youtube ou até mesmo pegar algumas inserções na TV e Rádio, isso eu acredito que você já deve ter feito. A questão é: Como você está fazendo isso e qual a sua intenção em utilizar esses Canais.

Aqui na Let’s para Desenvolvermos uma Integração de Canais precisamos de uma ferramenta, que é a Rotina da Persona, ou seja, como funciona o Dia a Dia do meu Cliente Ideal. Essa ferramenta me possibilitará entender quais os possíveis pontos de contato do meu Cliente com a minha Marca. Com os possíveis pontos de contato em mãos, nós podemos Selecionar os Canais e desenvolver a estratégia de como vamos gerar valor para o cliente através da nossa Publicidade.

A importância disso é a seguinte, se um consumidor como o seu, que não tem tempo para a nada, tem contato com marcas diversas durante 20X ao dia, em quantos desses você precisa estar para ser notado e não perder a atenção do cliente? No máximo possível, certo? Não pensei que investir tudo no Online resolve o problema. As pessoas acreditam mais em uma experiência física do que virtual, e a mídia de massa está presente diariamente na vida de mais da metade dos brasileiros. As pessoas transitam entre o Online e o Offline constantemente, use você como exemplo, quantas mídias online e offline você tem contato durante o dia inteiro ou durante a semana?

Compreendeu o quanto é importante fazer uma integração consistente e planejada?

Então vamos lá:

Passo 01
Tenha em Mãos a sua Persona e a Rotina dela;

Passo 02
Conheça TODOS os Canais e o propósito de cada um;

Passo 03
Saiba quanto você vai investir;

Passo 04
Escolha as Prioridades. Vai depender do tempo de contato e a relevância de cada Mídia para o seu Cliente;

Passo 05
Distribua a Verba conforme as Prioridades e o tempo de campanha;

A estratégia aqui pode ser do:

Online para o Offline – Você pode divulgar uma ação Offline (Evento, Marketing de Guerrilha, etc.) na Internet ou Criar Teasers ou Bastidores para divulgar na internet da sua campanha que está passando na TV.

Offline para o Online – Você pode criar ofertas especiais na sua loja física para o seu e-commerce ou fazer um pit stop com a distribuição de um código promocional para um determinado benefício.

Existem ainda as integrações Online-Online e Offline-Offline, tudo é válido. São inúmeras as combinações que você pode desenvolver e testar, vamos aqui dar 03 exemplos que já utilizamos com os nossos clientes:

  1. Distribuição de Amostra Grátis em Avenidas Movimentadas da cidade com uma mensagem oferecendo uma extensão da experiência em um Hotsite, oferecendo condições especiais para uma Proposta.
  2. Criação de um Webnário principal e o desenvolvimento de peças para a publicação em 6 Redes sociais diferentes, cada uma com uma linguagem, formato e conteúdo segmentado, mas com o mesmo objetivo.
  3. Para um Marketing eficiente é necessário muito Estudo, Planejamento e Estratégia. Encare o seu Marketing como um todo, aplique-o em todas as esferas da sua empresa. Você perceberá que a divulgação do seu produto e serviço é a ponta do iceberg. Ao notar isso, terá vários insights de como utilizar do Marketing para alcançar todos os seus objetivos.

Mais uma vez, para te ajudar de forma incrível ao Desenvolver o seu Marketing tenha em mãos:

Cultura Organizacional;

Golden Circle;

Posicionamento de Marca/Branding Voice;

Canvas Proposta de Valor;

Canvas Modelo de Negócio;

Persona;

Word Map;

Cronograma.

Bom Marketing para você! Let’s!?

 

Comentários: 2

  • Larissa Vargas 22/08/2018 14:02

    Quanta informação boa! Adorei.

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