logo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam posuere varius magna, ut accumsan quam pretium vel. Duis ornare felis

Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany
(+44) 871.075.0336
ouroffice@cortex.com

Agência Lets - Growth Marketing

Liderança Criativa – A Arte de Servir, Inspirar e Inovar

Liderar é um dos maiores Desafios de quem quer Empreender. Quem já abriu uma Empresa ou começou um Projeto sabe como é difícil manter as pessoas Engajadas e com Foco no que realmente importa, sem ficar com um Time ocioso.

Nós já passamos por esse Obstáculo, então sabemos exatamente como você pode trilhar um planejamento para Mudar esse Jogo! Vamos nessa?

E o que é a Liderança?

Vou passar para você o conceito de Liderança, que foi retirado do Best Seller que mudou o Mundo dos Negócios, O Monge e o Executivo – “Liderança é a habilidade de Influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir Objetivos comuns, inspirando confiança por meio da Força do Caráter “

Parece simples, mas a Liderança impõe muitos Obstáculos e a ideia aqui é abordar alguns deles e passar alguma dicas valiosas para ser um bom líder.

TEM QUE TER CULTURA

Antes de falarmos sobre o Líder, é preciso que você saiba uma coisa: Nem toda Empresa pode ser Liderada, então se você tem um Negócio que está passando por problemas de Liderança, talvez o problema não seja quem você contratou para liderar ou até mesmo a sua capacidade de liderança… Entenda aqui o por quê:

Imagine como é Desafiador ser líder em uma empresa como o Google, uma das maiores Empresas de Tecnologia do Mundo, cheia de Inovações Tecnológicas, dinheiro para investir em Profissionais Altamente Capacitados, grandes e modernos prédios (vem até com playground), e com uma Cultura altamente bem definida. Ou seja, mesmo com tudo o que o mercado oferece do bom e do melhor, os Líderes do Google ainda sofrem para manter tudo nos trilhos.

Você já deve ter ouvido falar sobre Cultura Organizacional por aí e se for uma pessoa antenada já leu nosso artigo sobre… Caso ainda não tenha feito isso, ou nem mesmo saiba o que é Exatamente a Cultura Organizacional, veja nosso artigo que fizemos sobre a danada da Cultura ;D

Como explicamos no artigo, a Cultura é a Essência da Empresa. É a Visão, Missão, os Valores e todas as Diretrizes e Rotinas que devem ser seguidas. Se é desafiador para os Líderes de uma das maiores Empresas do Mundo, imagine agora ser Líder em uma Empresa que não tem a Cultura bem definida. Seria possível?

Então, o primeiro passo é entender que para ser Líder a empresa tem que ser Liderável. A Cultura vai ajudar o Líder a manter os Colaboradores Engajados e criar um ambiente coerente com as Atitudes do Líder, mantendo um equilíbrio entre os anseios do Líder e da Equipe. Então se você foi contratado para servir um papel de liderança e a empresa não tem uma Cultura bem definida, leia nosso artigo e desenvolva uma.

Uma empresa sem Cultura, é liderada pela cultura pessoal de cada líder. O que normalmente acaba causando conflitos, desânimo, e muita procrastinação…

Agora vamos à pergunta que não quer calar:

O QUE É UM LÍDER?

Um Líder é um Colaborador que tem a Habilidade de Influenciar pessoas e construir times para alcançar um objetivo comum, além de ser o indivíduo que serve de Modelo e Inspiração para os demais.

É alguém que cria o equilíbrio entre Reconhecer a Importância das pessoas e atingir os Objetivos da Empresa, mantendo a Motivação, o Engajamento e a Produtividade.

Para ser um Líder, têm alguns passos a serem seguidos e o primeiro deles é acreditar na sua Equipe. A sua equipe deve ser auto gerenciável e para isso as pessoas devem se sentir Confiantes. Sendo assim o primeiro passo do Líder é soltar as Rédeas do Negócio e delegar primeiro as Funções para depois delegar as Responsabilidades.

Ser dono ou líder de um setor muitas vezes nos torna até mesmo Superprotetores do Negócio, mas é importante saber que não podemos fazer tudo e nem ficar de olho em todos os lugares…

Para se tornar um Líder nós acreditamos que a melhor opção seja confiar e transferir responsabilidades cada vez mais para seu Time. Um jeito fácil de começar a implementar isso é: Da próxima vez que seu colaborador te pedir uma ajudinha, tente uma resposta diferente para uma pergunta comum:

“Chefe, como eu faço isso?” – “Como você acha que deveria fazer?”.

Um Líder é aquele que Inspira e Desafia seu Time a fazer cada vez mais e melhor.

Ele deve unir a Equipe em prol de um Objetivo, engaja-los mostrando que tudo aquilo é por eles e deve Transmitir a Confiança de que ele acredita no Time de olhos fechados.

O Papel do Líder é transmitir a Visão de forma que todos saibam o Motivo de fazer algo. É ele que Veste a Camisa e mostra muito Brilho nos Olhos, antes mesmo de cobrar que seus Liderados façam o mesmo. Por isso é tão importante dar autonomia e Liderar pelo exemplo!

A Segunda dica é desenvolver o Autoconhecimento.

Se o Líder é um Agente Servidor, precisa servir…

Óh, sério?

Só que para servir direito é necessário Saber Exatamente quais são os Seus Pontos Fortes, e, também, os Pontos Fracos.

Isso te ajudará a entender quais características você tem como Líder, que poderá aproveitar para executar ações que favoreçam a Empresa e seus Liderados, e quais características não tão boas você deve Amenizar ou até mesmo desenvolver, para passar um bom exemplo…

Sabendo que Tipo de Profissional você é, fica mais fácil entender o outro.

Um ponto importante também é que ao se conhecer você transmite mais coerência entre o que você fala e o que você faz, assim, dificilmente alguém escutará um Líder que fala uma coisa e faz outra, não é?

A Transparência e Clareza com as Informações é outro passo importante.

Um time que sabe do que acontece no dia a dia da empresa consegue fazer melhores conexões e Produzir com mais tranquilidade.

As pessoas precisam saber para onde vão e quais decisões são tomadas…

Um negócio ‘sem segredos’ proporciona um ambiente de trabalho mais leve e eficiente.

Além de ser Transparente nas Informações, seja também Transparente na sua Expectativa referente aquela atividade. Se você espera que o colaborador gere um resultado X, diga para ele e alinhe ali as expectativas de ambos… deixe a Surpresa para o aniversário 😉

Lembre-se também de manter seu time motivado e engajado, seu papel é puxar sua Equipe para que sejam Melhores e alcancem seu máximo potencial!

Tem um funcionário que sonha pequeno? Questione!

Surgiu uma ideia que foge da sua zona de conforto? Chame o pessoal para fazer!

É papel do Líder mostrar que é possível e deixar todos confortáveis para crescer.

Quando o Resultado for Alcançado e você for parabenizado pelos Superiores ou até pelos Clientes, coloque o seu Time em primeiro lugar!

Mostre seu reconhecimento e seja humilde sempre.

Você tem tanto mérito quanto todos que participaram e, sem dúvidas, não teria conquistado tanto se estivesse Sozinho.

Uma pessoa insubstituível também é ‘impromovível’, afinal, quem iria ficar no lugar dela?

No caso do Empreendedor não ter um sucessor possível significa que sua Empresa morre assim que você não puder mais Liderá-la.

Para poder olhar para seu próprio Futuro e o da sua Empresa, é preciso se importar genuinamente com o desenvolvimento dos outros.

Tenha sempre em foco as maiores promessas de seu time e invista no crescimento e preparo da sua equipe, passando sua experiência adiante, promovendo treinamentos e compartilhando conteúdo relevante com eles… isso te trará melhores resultados e garantirá um sucessor capaz.

“Treine as Pessoas bem o bastante para que possam ir embora.

Trate-as bem o Suficiente para que não queiram!” ~ Richard Branson

Mais uma coisa, para ser um bom Líder encare a pessoa ao seu lado como uma pessoa completa, sem separar trabalho de família, amigos ou emoções.

Entenda que ela tem sentimentos e problemas, como você…

Mostre Empatia ao se confrontar com um colaborador que está passando por problemas pessoais. Ajude-o!

Ele vai ser muito importante para a realização do seu sonho, pense nisso.

Ser um Líder requer muito preparo e Experiência com pessoas, é um aprendizado constante.

A boa notícia é que você pode decidir ser um Líder, a má notícia é que tudo o que falamos até agora é só o começo para ser um Líder dos tempos atuais, um Líder Criativo!

Liderança Criativa

Com as mudanças rápidas dos Negócios e dos anseios da população, houve uma transformação na própria Sociedade, no que as pessoas buscam, tanto no trabalho como na vida pessoal…

Agora o trabalho também está muito ligado a Satisfação e Propósito, as pessoas querem, acima de tudo, ser feliz no seu Ambiente de Trabalho.

E sabe a quem cabe Proporcionar essa Felicidade toda? Ao Líder!

As Recompensas que os Colaboradores que estão entrando no Mercado hoje em dia procuram são muito diferentes das Recompensas de quem estava entrando no mercado de trabalho nos anos 2000.

Na verdade mesmo, hoje em dia as novas gerações buscam muito mais Reconhecimento do que Recompensas…

As empresas estão cada vez mais horizontais.

O colaborador tem cada vez mais voz e os times hoje são classificados como uma Segunda Família e com essas mudanças a Liderança teve que evoluir, acrescentando novos desafios para os Líderes.

Foi criado então uma nova Liderança, a Liderança Criativa.

De forma resumida, a Liderança Criativa é a Liderança trabalhada com um ‘mix’ de Design Thinking, ou seja, uma Liderança Centrada no Colaborador.

O papel do Líder agora é pensar: “Qual a melhor experiência de Trabalho eu posso dar para o meu colaborador, ao ponto dele ser Feliz e Produtivo?”

Depois de entender isso você precisará desenvolver processos cocriados com o Colaborador, para que ele foque somente em Desenvolver o Trabalho da melhor forma possível.

Se antes o Líder tinha que deixar o colaborador exercer o seu papel e depois ver o resultado, agora ele tem que arregaçar as mangas e ser parte do Time.

Entender as dores e as expectativas de cada um para que tudo evolua com muita Clareza e fomente o Engajamento.

Os Líderes de Negócios de todo o mundo estão pensando ativamente na criação de Culturas de Trabalho, também conhecidas como Cultura Organizacional.

Essas Culturas servem para otimizar a Gestão das Pessoas, criando hábitos saudáveis que têm um notável impacto no seu sucesso das empresas.

“Caso você queira saber mais sobre Cultura Organizacional, é só clicar aqui neste link”

Um Líder criativo tem que ser um agente de mudança, entendendo que em toda Crise há uma Oportunidade oculta, pronta para te ajudar a mudar e melhorar!

Veja você Soluções onde todos só enxergam problemas…

Pense rabiscando, ou seja, usando ferramentas visuais e técnicas para criar, conceber e comunicar Planos e Projetos, melhorando os Processos para melhores resultados.

Se você ‘só pensar’ e não tiver isso bem descrito em um Papel ou em algum Programa como Mapas Mentais, Bloco de Notas e afins, os seus Liderados não terão como adivinhar…

Seja um Líder ainda mais Humano, que não só tem a Empatia, mas gosta de olhar Olho no Olho e, diariamente, ter contato com o seus Liderados.

Para o Líder Criativo é importante Desenvolver uma Inteligência Social…

Acredite na força da Rede de Contatos e se esforce, não só para ampliar seu Networking, mas, principalmente, para fortalecer os Laços e Contatos já existentes.

Com o Crescimento Acelerado das Start Up’s o Líder Criativo deve saber Avaliar e Aceitar riscos controlados.

Tem que se permitir errar, por saber que toda a Inovação vem da Experimentação, do Aprendizado através de Sucessivos Testes. Por isso ele prefere falhar pequeno e ir crescendo em cima dos erros.

“Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam.

~Thomas Edison”

O Líder Criativo usa constantemente a Regra de Pareto, focando apenas nos 20% de esforço que geram os 80% de resultado…

Ele sabe priorizar e dar atenção àquilo que é importante e isso é fundamental para manter o Aumento de Produtividade do Time, e, consequentemente, o Engajamento.

Outro ponto comum entre os Líderes Criativos é que eles estão muito mais interessado no “por quê” do que no “como”, ou no “o que”.

Para manter a Criatividade em Alta e com isso a Inovação, um hábito comum entre os maiores Líderes é a Leitura e Aprendizado constantes.

Dessa forma, mantém um Fluxo de Inputs novos, incubando-os para gerar novos Outputs.

“Criatividade é a Combinação incubada de Inputs (informações que você põe para dentro), gerando novos Outputs (Criatividades e Inovações)”

O período de Incubação é o mais Importante na Criatividade, vez que é neste momento que o nosso cérebro realmente funciona, trabalhando a combinação do novo Input com todos os demais que já residem nele. É a hora em que o Subconsciente assume seu papel e possibilita os famosos ‘Momentos de Eureca!’.

Por fim, ele também é apaixonado por conectar os pontos através de Empatia, preocupando-se com o seu Liderado e personalizando a sua Liderança de acordo com cada Membro da Equipe, desenvolvendo sua Influência e Motivando Todos que o cercam.

Um exemplo clássico de liderança Criativa é o nosso exemplo lá do início, onde o Google cria um ambiente totalmente pensados na Experiência do Usuário, exercendo o famoso Design Thinking e aplicando a Cultura do Feedback, gerando Clareza do Papel de todos que exercem uma função ali dentro.

Ser um bom Líder requer empenho e muita dedicação, mas seu sonho sem Liderança é como uma Ferrari estacionada, nunca vai chegar lá.

Comece hoje mesmo a desenvolver suas habilidades e lembre-se, comece pensando em seus Liderados e Sucessores. Sua Empresa precisa ter uma Cultura bem definida e muita Clareza para criar bons Líderes e Liderados Proativos.

Como brinde para um ótimo líder que você será, sugiro que leia também nosso artigo de Endomarketing, para que você aprenda um pouco mais sobre como criar um Ambiente propicio para a Criatividade e Inovação, com Liderados Engajados dentro da sua equipe. É só clicar aqui neste link ;D

 

Sem comentários

Publicar um comentário