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Agência Lets - Growth Marketing

Investimentos e Canais – Um passeio Online e Offline no mundo do Marketing

Aquela data comemorativa tão especial está chegando e é hora de você otimizar a sua Comunicação e alcançar a sua meta de vendas. O grande problema é:

Quanto e onde investir?

Felizmente (para alguns) hoje temos um número de canais de comunicação absurdo…

É só você relembrar o número de canais que existiam na nossa infância. Ou você via uma marca na Televisão, nos Jornais e Revistas, ou ouvia na Rádio.

Os impressos dominavam o mercado com seus Panfletos e Folhetins.

Hoje você divulga o seu produto e serviço em Dezenas de Canais e a grande dúvida que temos é em qual deles teremos o retorno que imaginamos e quanto eu devo investir para que isso aconteça?

Estamos aqui hoje com esse Post exatamente para te ajudar a resolver esse grande problema.

Nós fizemos uma série de Publicações explicando sobre algumas Ferramentas de Marketing e Business que utilizamos por aqui para ajudar e acreditamos – muitoo! – que elas são essenciais para você não jogar o seu dinheiro fora.

Claro que vamos listá-las aqui e dar um motivo para que você também acredite…

8 Ferramentas Necessárias para um Planejamento eficaz

1- Cultura Organizacional

Aqui se encontra a sua Essência, aqui você encontra a Visão, Missão, Valores e o Objetivo da sua empresa, tá bom ou quer mais?

2- Canvas – Proposta de Valor

Aqui você encontra as Dores e Expectativas dos seus clientes, ótimo para criar aquela Copy que vai na alma.

3 – Canvas – Modelo de Negócio

Aqui você tem 09 Blocos que descrevem toda a sua empresa, ótimo para encontrar parcerias e criar estratégias.

4 -Persona

A Descrição do seu cliente ideal, se a mensagem não for para ele, você está fazendo algo errado.

5- Word Map

O Mapa de Palavras do seu cliente ideal, todas as palavras que chamam a atenção dele, é mole?

6- Cronograma

Aqui são as Datas, Metas e as estratégias que você vai alinhar no ano.

7 – Posicionamento de Marca

Mostra como você se comunica e te ajuda a ter coerência com os seus Valores, te ajuda a escolher os canais essenciais para o posicionamento almejado.

8- Golden Circle

É o Porquê da sua empresa, o Porquê você acorda todas as manhãs. É como a Apple se comunica! Agora sim né?

Ficou mais fácil?

Com essas informações escolher os canais fica muito mais tangível e Eficaz.

Mas antes de entrar um pouco mais fundo nos Canais de Comunicação e Venda, vamos te ajudar com mais uma coisinha para você desenvolver o seu Planejamento Estratégico de Marketing.

Investimento

Saber quanto investir é bastante relevante para você pensar de forma estratégica e saber onde investir mais ou menos. O primeiro passo é você entender a diferença entre Publicidade Orgânica e Patrocinada (Paga).

A publicidade orgânica você consegue criar com a Consistência e Relevância do seu conteúdo para com a sua audiência, então ela demora um tempinho para aparecer, mas ela é grátis, então vale a pena você criar uma estratégia a médio-longo prazo para alcançá-la.

A Publicidade paga, apesar de estar cada vez mais cara, te dá opções de escolher onde, como e quando você quer entregar a sua mensagem, sem ter que esperar por isso. Mas o cuidado aqui está na Estratégia para que o ROI (Retorno sobre o Investimento) seja alcançado.

O que costumamos fazer aqui na Let’s é utilizar as duas formas de Publicidade em uma estratégia híbrida.

Às vezes podemos utilizar uma estratégia Orgânica e patrocinar apenas alguns conteúdos estratégicos para criar o engajamento com a Audiência ou podemos, também, publicar uma campanha e patrociná-la depois de certo tempo, quando a audiência orgânica perder sua força.

Existem várias formas de você unir as duas estratégias, tudo depende das informações do seu público que você tem em mãos, da sua campanha e da sua empresa.

Você deve estar se perguntando: “Beleza Brow, mas, quanto eu tenho que investir na minha campanha?”.

Nós te respondemos: Não sabemos.

O investimento depende de muitos fatores, que vão de:

Quanto você tem em caixa.

Qual é a sua estratégia.

Quantos Canais você tem para investir (Falaremos sobre eles em breve)

Quanto você tem de verba de Reinvestimento.

Qual o tamanho do seu público.

Qual a área que você quer atingir.

São muitas perguntas que só você pode responder, mas podemos te dar Duas Super Dicas de como começar a investir certo e investir o mínimo para colher o máximo, se interessou?

Dica 01 – Trabalhe com Reinvestimento

É importante você criar essa mentalidade. O seu produto/serviço é o seu ativo, ou seja, ele que te dá a renda para investir mais no negócio. Então tire uma porcentagem dele para reinvestir na Divulgação do próprio Produto/Serviço. A maioria das empresas retira tudo para custos da própria empresa e se esquecem de ter essa porcentagem que é essencial para um sucesso Consistente e Progressivo.

Dica 02 – Acerte o público e o local

Já falamos muito sobre Persona (temos um artigo só dele e do WordMap). Ele é importantíssimo para você economizar uma grana, simplesmente pelo fato dessa ferramenta te mostrar os interesses e o comportamento do seu cliente. Se você sabe como ele se comporta, você sabe onde investir, o que claramente vai te fazer não jogar dinheiro fora.

Além do mais, se você faz o trabalho de Rotina da Persona (isso mesmo, você descreve a rotina dele), você visualiza pontos de contato do seu cliente com os canais de comunicação. Seja um outdoor, que ele passa indo para a área de trabalho ou quando ele se conecta na internet.

E mais uma vez, você economiza dinheiro!

Agora que você já sabe como economizar e otimizar a sua verba, vamos falar onde você pode aplicá-la para colher bons frutos.

Canais de Comunicação e Vendas

Nós dividimos essa parte em 03 Categorias, Canais Offline, Canais Online e Canais de Experiência.

Como fizemos com as ferramentas, vamos falar rapidamente sobre cada Canal, tentando te ajudar da melhor forma possível sem consumir muito do seu tempo, se você quiser conversar mais sobre, entre com contato conosco pelo email contato@empresalets.com.br.

Canais Offline

São veículos de comunicação de massa, o que quer dizer que eles atingem muita gente de uma única vez. Isso acontece pelo fácil acesso às ferramentas de produção e principalmente de veiculação. Metade da população ainda não tem acesso à internet, mas 99% da população consegue ter contato com um veículo de massa. Com a chegada da internet estão ficando meio esquecidos, mas ainda sim, podem fazer a diferença na sua comunicação. Para onde ninguém está olhando é que se encontra a oportunidade.

Panfleto

Seja estratégico para não ser chato. É um Canal eficaz se for usado de forma inteligente, em uma área específica, para um público específico.

Tv

As pessoas estão assistindo cada vez menos, mas ainda faz parte da casa da maioria dos brasileiros. É a mídia mais cara e exige um estudo para escolher os melhores horários.

Rádio

Assim como a TV está presente em nossas vidas, seja no carro ou em casa. Tem o horário de pico pela Manhã, horário em que as pessoas estão mais concentradas.

Jornal

Um Panfletão mais profissional, já foi bastante popular e ainda é bom para um público com idade acima dos 40 e prestadores de serviço.

Revista

Um veículo Offline que você consegue segmentar o seu público através do Conteúdo. Revistas de Nicho crescem a cada ano.

Outdoor

Um dos meios de comunicação offline mais eficazes. Com o crescimento dos engarrafamentos no trânsito você sempre vai se deparar com um outdoor.

Canais Online

São meios de comunicação que funcionam na internet, te possibilitam um investimento menor (ás vezes ZERO) e te ajudam a ter uma comunicação mais pessoal com o seu cliente. É o oposto da Comunicação em Massa, sendo uma comunicação cada vez mais direcionada ou até mesmo entre você e um único cliente. Você não encontrará todos os públicos aqui, mas a maioria que está online tem poder de compra.

Redes Sociais

Existem várias e vamos falar um pouco das principais aqui:

Facebook

São mais de 120 Milhões de usuários só no Brasil. É possível criar filtros para encontrar as pessoas pelo interesse, comportamento, renda, etc. É necessário um conteúdo relevante, pois é um ambiente cheio de distrações.

Instagram

Um Ambiente em que os Jovens estão em peso. Uma plataforma essencialmente Visual, as pessoas estão lá para se Inspirar, seja profissionalmente ou olhando a vida alheia. Os Filtros do Facebook funcionam aqui também.

Linkedin

Uma Plataforma 100% Profissional. Grandes Executivos e Multinacionais você encontra aqui. Se sua empresa é B2B e não está aqui, você tá perdendo o jogo, e perdendo feio.

YouTube

Nossa TV virtual, nos dá a possibilidade de patrocinar por Interesse de Assunto e aparecer em uma das maiores mídias da atualidade. Sua empresa pode ter um canal “só” precisa de Consistência e Conteúdo Relevante.

Stories/Snap

Quem não gosta de um Reality Show? Chegou a hora da sua empresa mostrar os Bastidores e o Dia a Dia. Aqui também entram os Filtros do Facebook.

Twitter

Uma plataforma de Notícias e Dicas Rápidas. Aqui os Jovens, Personalidades e Empresas expõem suas opiniões, de uma forma mais rápida e direta. Sua empresa pode se aproveitar disso.

Dica: Como nem tudo são flores, você precisa entender o Propósito de cada Plataforma para saber como se comunicar em cada uma delas e quais os usuários. Vale ler o FAQ, comprar cursos, ler artigos e principalmente, testar bastante.

 

Canais de Busca

São as plataformas de Pesquisa, o Google é a maior, e é tipo as Havaianas, Todo mundo usa.

Aqui você pode pagar para aparecer na 1ª página ou fazer um trabalho de SEO.

Grupos

O Marketing da vez é o Marketing de Nicho.

Estar inserido nas comunidades é uma estratégia bastante eficaz, mas tenha cuidado, não é um ambiente de vendas e sim de geração de valor.

Fóruns

Quando se tem um problema, as pessoas procuram uma solução.

Os Fóruns estão cheios de problemas, qual deles a sua Empresa Resolve?

Site

A “Casa” da sua empresa.

Aqui o seu cliente acha todas as informações relevantes sobre a sua empresa, comece com uma Home e vá adicionando as Informações aos poucos.

Blogs

Aqui é onde você pode gerar o conteúdo mais relevante para a sua audiência.

É ótimo para o SEO dos Canais de Busca. O seu melhor conteúdo deve Sempre estar aqui!

Landing Page

Páginas de Captura de Leads. Normalmente aqui você Oferece algum Freemium (Produto Premium que é grátis para a sua audiência).

A página você consegue criar em ferramentas gratuita, mas, na maioria das vezes você terá que patrocinar a chamada para essa página.

E-mail

É um canal para se criar Relacionamento com o seu cliente. Aqui você pode enviar novidades, descontos ou conteúdo. Só não vale encher a pessoa de conteúdo irrelevante e tem que tomar cuidado com a taxa de abertura.

Chatbot

Outro Canal de Relacionamento, só que agora dentro da maior rede social do Mundo, o Facebook. A taxa de abertura das mensagem é maior que a do email, mas exige mais esforço. Quase um Email 2.0.

E-Commerce

Plataforma para Vendas Online para você ter um destino para toda a sua mídia online. Pode ser o site, com um blog e ainda conter suas redes sociais.

Hot Site/Página de Vendas

São sites com um objetivo bem definido, seja para vender ou divulgar um único produto/serviço. Tudo foi feito para criar uma experiência virtual.

Aplicativos

Aqui a ideia não é te falar que você pode fazer o seu, só o faça se ele gerar valor e se for para replicar o site, é melhor criar um site responsivo. A ideia é falar que existem milhares de Apps segmentados e você pode fazer parcerias ou publicidade neles. Ifoods e Waze são dois deles.

Canais de Experiência

Eles podem ser Online ou Offline, mas existe uma diferença grande entre eles e os outros Canais, você precisa Cria-los. Experiência não se acha por aí, exige muita dedicação e aplicação para se criar experiências relevantes para o seu público. Isso pode ser feito em vários ambientes.

Marketing de Guerrilha

É uma estratégia utilizada por empresas que desejam promover produtos/ serviços de forma inovadora e nenhum pouco convencional.

O Objetivo é criar uma experiência memorável no cliente.

Você provavelmente já viu uma ação inusitada no supermercado ou aquelas ações de empresas nas ruas que viralizam na internet, certo?

Esse é o Marketing de Guerrilha, criar toda uma ação para divulgar o seu produto e deixá-lo gravado na memória do cliente.

Gamefication

Pode ser um Marketing de Guerrilha, mas não necessariamente seja um.

Essa tática consiste em Transformar em um Jogo o Ato de Comprar ou o Uso do seu Produto/Serviço. As pessoas adoram jogos e sua empresa pode encantá-los com um.

Eventos

São Ações idealizadas pela sua Empresa para criar uma experiência única e estratégica com o seus clientes.

Podem ser Feiras, festas, desfiles, shows, etc. Devido aos grandes custos, vale a pena você fazer parcerias com Eventos já consagrados.

Live Marketing

Ao fazer uma parceria com um evento, você pode usar da tática de promover uma experiência ao vivo para os clientes do Evento.

Você encontra muito do Live Marketing em Festivais de música, em que grandes marcas montam Stands Enormes e criam Brincadeiras e distribuem Brindes.

Própria loja

Sua Empresa é o seu maior ativo, você precisa em primeiro lugar criar uma Experiência para o seu cliente dentro da sua loja.

Tente criar uma loja conceito e aplique o Design Thinking.

 

Ufaaa.. Aumentou só um pouquinho as possibilidades né?

Conseguiu ter mais clareza em Quanto e Onde Investir na sua próxima Campanha?

Agora ficou bem mais fácil, né?

Tendo as Ferramentas Básicas e conhecendo a utilidade e Propósito de cada Canal de Comunicação e Vendas, o seu investimento corre menos risco e o seu negócio ganha mais chances de se destacar.

E fica aquela Dica dos Dinossauros da Publicidade: “Quem não é visto, não é lembrado!” – JEQUITI!.

 

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