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Agência Lets - Growth Marketing

Cultura Organizacional – Missão, Visão, Valores e Objetivos

Você que é empreendedor, lembra do dia que teve a sua grande ideia? Aquele sentimento de euforia com o sonho de mudar o seu bairro, sua cidade, seu estado ou seu país?

Muitas vezes vamos além e imaginamos a nossa ideia ganhar territórios beeem distantes. Tão distantes que, as vezes, nem mesmo conhecemos ainda…

Mas uma coisa é fato, sempre que temos uma grande ideia imaginamos nosso produto ou serviço ganhando seu espaço no mundo. Essa sensação é o que nos dá força para colocar nossa ideia no papel, e depois colocá-la em prática.

Mas, você sabia que tem uma ferramenta do mundo dos negócios que é a ÚNICA capaz de fazer a sua ideia ganhar o mundo? Que sem ela sua empresa não consegue escalar?

Ela se chama: Cultura Organizacional!

Introdução à Cultura

Eu sei que você já pode ter ouvido falar e acredito, também, que você pode ter sua Cultura anotada no quadro de avisos da sua empresa… mas a verdade é que a maioria dos Empreendedores não conhece a importância e o cuidado que deve ter com a Cultura Organizacional. E muito menos que sem ela, infelizmente, a ideia não vai tão longe.

 

Imagine comigo:

“Você teve a sua grande ideia, fez o Business Model Canvas, talvez fez o Canvas da proposta de Valor e quem sabe fez todas as Ferramentas junto do seu Planejamento Estratégico.

Depois disso convocou seus Colaboradores e lançou sua Empresa no Mercado. Até aqui tudo vai bem, muito bem… só que um dia que você decide que é hora de crescer e sair de trás do balcão. Abrir novas lojas e ir atrás de inovações para os seus clientes. É exatamente aí que tudo começa a desandar…”

Provavelmente você já deve ter ouvido alguma frase como: “O olho do dono que engorda o gado” ou “Uma empresa só gera resultado se o dono estiver dentro, de olho!”. Certo?

Essa é a diferença básica entre ter um Negócio, onde você trabalha ‘Para a Empresa’ e ter uma Profissão, onde você trabalha ‘Na Empresa’.

O Problema é que a maioria dos Empreendedores acaba acreditando nesses ditos populares, prendendo-se à empresa, deixando de inovar e desbravar novos horizontes, com isso acabam perdendo o brilho nos olhos pela ideia e no fim ficam estagnado ou engolido no mercado.

“Mas o que aconteceu? A ideia era tão boa. As coisas estavam dando certo… só foi você querer sair que tudo desandou?”

Isso acontece demais por aí, por este mundão. Para ser sincero eu já vi isso acontecer com várias empresas de amigos e familiares…

O Grande Lance é que se uma empresa não criar uma Cultura Organizacional forte e capaz de manter todos os funcionários motivados, ela provavelmente estará fadada ao fracasso.

Colaboradores desmotivados geram um clima de ‘cada um por si’ no trabalho, o que aumenta a competitividade de uma forma ruim, diminui o Engajamento entre o Time e faz com que as pessoas busquem oportunidades melhores em outros lugares.

Como eu te disse, já vi isso acontecendo diversas vezes… e o começo de todo esse problema é só um: a falta de uma Cultura Organizacional bem feita.

A Cultura é a responsável por Alinhar o Sonho do Empreendedor, com as práticas, hábitos, comportamentos, símbolos, valores, princípios, crenças, cerimônias, políticas, sistemas, jargões, etc. Ou seja, tudo que ele acredita representar a Essência da Empresa, e que todos que Trabalham nela precisam entender.

Certo… mas o que tudo isso tem a ver com uma Empresa Quebrar? Ou com ela não conseguir Expandir? Ou até mesmo com as más contratações feitas, resultando em Funcionários sem proatividade e sem zelo pelo Trabalho que exerce?

Simplesmente tudo a ver!

Quando uma empresa tem a Cultura bem definida ela contrata os colaboradores justamente através da Cultura. Pode ser ainda melhor… muitas vezes as pessoas que se identificam com a Cultura da Empresa acabam indo procurar empregos nela. Não pelo dinheiro, mas pelo prazer de trabalhar numa Empresa em que ele se identifica.

Parece ser um pouco utópico, mas preste atenção ao seu redor… olhe os funcionários das empresas que têm a Cultura bem definida: Google, Amazon, Apple, Starbucks… e não são só empresas gringas, olhe os colaboradores da Chilli Beans, Wise Up ou alguma Empresa ou Franquia da sua cidade em que você viu os atendentes sempre tratando os clientes da mesma forma. Vê como é possível!?!

Como Formatar a sua Cultura Organizacional?

Lindo tudo isso, né? Mas e aí, como faz? hahaha

Sem mais delongas, agora vou te ajudar a criar uma Cultura Organizacional realmente bem definida e que faça sentido para te ajudar a crescer o seu Negócio!

O primeiro passo é entender o seu sonho…

Qual o propósito da sua empresa?

Por quê ela existe, o que ela veio entregar de valor ao mundo?

Com essas respostas em mãos você conseguirá descrever mais facilmente Qual a Missão da sua empresa. Nós da Let’s, por exemplo, temos a missão de democratizar o marketing.

Nossa missão é essa porque enxergamos que o Marketing não é só um aglomerado de ferramentas e técnicas para ajudar a vender, mas sim um meio de prover sucesso e realização para qualquer empreendedor…

Acreditamos que o Marketing é capaz até de ajudar os menos afortunados a ter uma chance de ganhar o seu pão… só que para isso precisamos deixar o Marketing mais Acessível e Fácil de Compreender.

Exatamente por saber isso que contratamos pessoas que acreditam no que acreditamos. Aqui começamos o segredo: convidamos pessoas que tem esse mesmo propósito de fazer diferença no mundo através do marketing! Sabe como?

A forma de atração já muda. Normalmente você anuncia coisas como: ‘Estamos contratando!

Precisamos de pessoas engajadas, que tenham experiência, com habilidades em tal e tal coisa, para trabalhar por x horas com salário de x.”

Como alguém que contrata por Cultura faz? Algo assim:

“Lutamos pela Democratização do Marketing, através da Educação, Gestão, Assessorias e Consultorias.

Fazemos isso Trabalhando Online, com um Sistema de Gestão Horizontal e dividindo os Projetos entre os Times…

Pagamos um valor fixo mensal e uma comissão por cada projeto que o Colaborador participa. Caso você se identifique, tenha habilidades na área e acredite que pode nos ajudar nessa jornada, entre em contato conosco no e-mail contato@empresa.com.br”

Pensa comigo: se o Colaborador entra na sua Empresa sem estar inicialmente conectado com a sua Missão, qual a chance de ter Zelo pelo que faz?

Se ele veio atraído pelo preço da proposta ou pela Comodidade, é natural que ele só queira mesmo é fazer o trabalho dele e não se importe com a Empresa como um todo…

Depois que você já compreendeu o Propósito da sua empresa e colocou no papel qual a missão dela para o mundo, chegou a hora de você trazer para realidade a visão que você tem.

Para onde estamos indo? Qual a Visão de Futuro?

Chegou a hora de você imaginar como a sua empresa vai estar daqui a uns anos. Onde a sua empresa vai chegar em 1 ano? E daqui a 3 anos? E 5 anos?

Não adianta colocar que será o novo Facebook rsrsrs. Não querendo te desmerecer, mas aqui o importante é você coloca uma visão palpável para que os seus colaboradores achem coerência e acreditem nela… o Facebook é uma Empresa gigante e você também pode muito bem chegar lá, mas dificilmente será nos próximos 3 a 5 anos. Entende?

Quem quer trabalhar em uma Empresa que não sabe nem onde vai chegar? Ou, até mesmo, quem quer trabalhar em uma empresa que tem uma Visão muito longe da realidade, ao ponto de você não acreditar? Acho que quase ninguém, né?

Bom, agora que você já tem bem definido qual a Missão da sua Empresa para o mundo, e a Visão de onde ela estará daqui a 03 e 05 anos, chegou a hora de definir uma parte também muito importante: os Valores, crenças e diretrizes da sua cultura.

Organizando os Valores da Empresa

Aqui é um trabalho minucioso que deve ser otimizado todos os dias por você, mas inicialmente o importante é você imaginar o seguinte: Como será a rotina dos seus colaboradores na sua empresa daqui a dois anos? Eles estarão felizes jogando vídeo game durante um Job e outro? Estarão sérios e bem vestidos em uma sala de reunião? Estarão trabalhando em casa?

Agora você responde: quais os valores que essas pessoas devem ter para que essa rotina funcione? O que eles devem seguir e acreditar para que se crie um ecossistema de produtividade?

Você vai anotar 05 Valores que acha indispensável para o seu negócio e descrever o que esse valor significa para você…

Por Exemplo: na Let’s nós temos a Diversão como Valor. Acreditamos que a Diversão é a nova produtividade… você entrega mais e melhor quando está se divertindo com o que faz.

Nem todas as pessoas por aí acreditam nisso. Concorda? E é exatamente por isso que nem todos podem ser contratados pela Let’s. Simples assim… 😉

Viu como é importante? Além de imaginar como o Ambiente da Empresa deve ser, o Empreendedor deve ainda entender quais Valores para ele, são essenciais no dia a dia.

Parece um exercício muito simples, né? E realmente é… o difícil mesmo é colocar em prática, todo santo dia.

Disseminando a Cultura…

O Primeiro passo para manter a Cultura Viva e Ativa dia após dia, é deixar a Cultura Super Visível! Tem que ser fácil vê-la. Mas tão fácil, mas tão fácil, que mesmo sem querer os Colaboradores acabam vendo 24 horas por dia, 07 dias por semana! hahaha

Você, os Sócios, os Colaboradores, os Parceiros, os Fornecedores e, principalmente, os Clientes, tem que ter acesso rápido e fácil à Cultura Organizacional. É muito comum expor através de um Adesivo, por exemplo, enfeitando espelhos ou até mesmo uma parede Desenhada com a Cultura… já vi casos de Plotarem uma Coluna Principal da Empresa com toda a Cultura, assim todo mundo vê facilmente quando passa.

Pense que todos que tiverem Clareza e Fácil Acesso à Cultura serão Pilares de Sustentação, quando algo desanda alguém, sem sombra de dúvidas, vai enxergar e reportar e aí basta alinhar e/ou reorganizar, mantendo um trabalho contínuo e eficaz…

Além de Descrever a Cultura e mantê-la visível para todos, ela deve estar Presente em Todas as Ações dos envolvidos. Não só na contratação, mas no Atendimento, no pós venda, nas reuniões e até mesmo nas confraternizações… tudo deve respirar a Cultura. A Cultura é Essência. É a Alma do Negócio fomentando a Propaganda.

Agora, sabendo tudo isso, você concorda comigo quando eu digo que Nenhuma Empresa cresce sem uma Cultura bem definida?

Como o Empreendedor vai conseguir passar o seu Propósito, sua Visão, seus Valores e tudo o que ele imaginou no dia que teve aquela grande ideia, se não descrever tudo isso de forma Clara e Objetiva?

É exatamente para resolver esse problema que existe a Cultura Organizacional!

Nunca é tarde para iniciar a sua Cultura Organizacional. Comece hoje mesmo e aos poucos vá selecionando pessoas que acreditam no que você acredita, porque um sonho, quando é compartilhado, não divide, multiplica!

Nosso Exemplo

Para ficar claro como você pode fazer a sua Própria Cultura Organizacional, vou deixar aqui a Cultura da Let’s para você ver como é Simples fazer a sua ainda hoje:

 

Cultura da Let’s

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